sábado, 25 de setembro de 2010

Interdisciplinaridade e TICs na Educação Básica: possibilidades (!?)

Desafios e oportunidades são características na Educação contemporânea, deve-se superar quanto ao que vem sendo realizado, e o conhecimento, como matéria prima da Educação, é elemento chave para nosso desenvolvimento. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) avançam em nossa realidade e a Educação torna-se elemento central para apreciação e desenvolvimento a partir dessas mudanças. A Educação deve estar articulada com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula.

As novas tecnologias estão impactando todo o universo social e gerando novas dinâmicas. Segundo Dowbour (2001), o conhecimento deixou de ser uma matéria para se tornar um “fluido” de maleabilidade ilimitado. Podemos receber informações retransmitidas por satélites, encaminhados por cabo ótico ou fio de telefone – imagens, símbolos e sons. Os avanços na velocidade e capacidade das novas tecnologias fazem com que todos possam ter acesso a tudo (ou quase tudo). Temos uma imensa rede de comunicação científica e cultural, uma conectividade universal jamais prevista nas suas dimensões.

Mudam as tecnologias, mas também muda o mundo que devemos estudar, e precisam mudar as próprias formas de ensino. Precisamos traçar caminhos próprios para entrar nesse universo da modernidade cibernética, pois os problemas e dificuldades em relação à Educação no Brasil são enormes, mas não devemos acreditar que se trata somente de mais investimento e tecnologia. É necessário repensar de forma mais dinâmica e com novos enfoques a questão do universo de conhecimentos a trabalhar.

Não podemos mais buscar soluções isoladamente na Educação ou em diferentes espaços culturais, é a dimensão do conhecimento, nas suas mais diversas manifestações, que mudou de forma radical. Procedimentos e práticas dentro do contexto escolar devem estar coerentes com essas questões, e, assim como as novas tecnologias de informação e comunicação, a Interdisciplinaridade pode representar uma possibilidade efetiva para uma adequação a essa realidade.

Desde os anos de 1980, a questão da interdisciplinaridade tem estado muito presente nos debates educacionais, e, de certa forma, virou mais um modismo. No entanto, se considerarmos sua real aplicação e sentido mostra-se com potencial significativo e ainda pouco explorado para as demandas atuais e frente às abordagens acerca da necessidade de integração das áreas de conhecimento e o excesso de informações disponíveis pelas tecnologias.

De maneira geral, a interdisciplinaridade é uma abordagem que muito pode contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e possa proporcionar uma educação global, integradora, crítica e transformadora. De acordo com Fazenda (2005), a interdisciplinaridade no ensino com vistas a novos questionamentos e buscas, supõe uma mudança de atitude no compreender e entender o conhecimento, uma troca em que todos saem ganhando: alunos, professores, a própria instituição e conseqüentemente a sociedade.

Tais revoluções trazem novas preocupações ao docente em exercício ou em formação. Preocupações estas voltadas para o efetivo exercício da cidadania responsável, bem como para a abertura à realidade de mudança e ao uso adequado de procedimentos significativos na prática de ensino-aprendizagem. Tal proposta implica em mudanças na cultura escolar e na formação de um novo professor, dotado de consciência local, planetária e coletiva.

Nossa realidade educacional apresenta uma dimensão antagônica tão expressiva que faz parecer quase inviável propostas de desenvolvimento pautadas nas concepções contemporâneas, tanto em relação aos aparatos tecnológicos como nos procedimentos e práticas pedagógicas mais coerentes com as transformações econômicas, sociais e culturais das últimas décadas. No entanto, através de pesquisas que possam investigar como o conhecimento está sendo trabalhado e construído dentro do espaço educacional, podemos ter contribuições imprescindíveis para ampliar a reflexão e gerar encaminhamentos que representem soluções às dificuldades relacionadas ao ensino.

sábado, 11 de setembro de 2010

As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação

As mudanças sociais e culturais que vivemos de forma cada vez mais aceleradas e intensas, fazem com que as diversas áreas profissionais tenham que rever as dinâmicas e estruturas de funcionamento para que possam acompanhar, minimamente, e “sobreviver” às inevitáveis transformações.
Uma das causas principais para tantas novidades e rápidas mudanças, são as tecnologias da  informação e comunicação, também conhecidas como TICs. Parece impossível imaginar a sociedade atual sem os produtos provenientes dos avanços tecnológicos.  Os impactos que vêm provocando em nossas vidas são cada vez mais evidentes. E a Educação tem um papel fundamental na conscientização das pessoas sobre as consequências e possibilidades dessas ferramentas, assim como o aprimoramento em sua utilização.
A disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca a necessidade de uma reflexão intensa sobre que atitudes são pertinentes e viáveis para um melhor aproveitamento de tantos recursos.
Os estudantes, de diversas classes sociais e níveis culturais, se mostram atentos, curiosos e “conectados” com todas as mudanças e novidades tecnológicas. O que não vem acontecendo, pelo menos não com tanta intensidade, com os educadores. Os profissionais da educação apresentam sentimentos contraditórios e aflitivos em relação a essa questão. São sentimentos de expectativa pela chegada de novos recursos, de empolgação com as possibilidades que se abrem, de temor, de desconfiança ou mesmo de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos.
Uma medida importante para mudar tal cenário de angústia e de descompasso, é procurar entender o que são as TICs, é saber quando e como usar as tecnologias na educação. Devemos ter claro que esses são assuntos que precisam ser enfrentados e tratados para que tenhamos práticas pedagógicos consonantes com uma realidade cada vez mais tecnológica, interconectada, repleta de diversidades e possibilidades promovidas pelos avanços científicos.
A partir desse movimento em busca de novos entendimentos, teremos grandes oportunidades para fazer com que a relação entre tecnologia e educação seja produtiva, significativa e pertinente. A tecnologia é fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências para atuar na sociedade atual. A Educação e seus profissionais devem se comprometer na busca da integração e apropriação de ferramentas que possibilitem tal desenvolvimento pessoal e social.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sejam Bem Vindos!!!

Espero que esse espaço nos auxilie no Processo de Aprender sobre as possibilidades e necessidades de reconfiguração das práticas de Ensino-Aprendizagem nos diversos níveis da Educação.

Sejam Bem Vindos!!!