segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Avanços Tecnológicos: e a Educação?


 A tecnologia digital tem provocado mudanças intensas e significativas em todos os segmentos culturais e sociais nas últimas décadas. A tecnologia sempre fez parte dos avanços e alterações decisivas para o nosso desenvolvimento, mas nunca com tanta velocidade e transformações.
Usamos hoje celulares 1000 vezes mais potentes que os computadores mais avançados da década de 1960. Existem previsões de que supercomputadores minúsculos serão integrados ao nosso corpo para ampliar nossas potencialidades. Já existem experiências de microchips implantados no cérebro humano para controlar determinadas doenças. Especialistas apontam para a possibilidade de sermos, a partir do ano de 2030, metade biológicos e metade não biológicos. Os fabricantes de produtos tecnológicos não param de inventar novidades, a cada dia surgem inovações futurísticas. Computadores, tabletes, TVs inteligentes, programas são renovados em velocidades alucinantes, e os celulares são os aparelhos que recebem atualizações e versões cada vez mais sofisticadas, tornando-se elementos fundamentais para grande parte das inovações que revolucionam os conceitos de mobilidade e conectividade.
Tudo isso acontece (e vem acontecendo) em muito pouco tempo. Os equipamentos e ferramentas tecnológicas ficam obsoletos ao saírem das lojas. Na verdade, a maioria das pessoas adquire aparelhos (qualquer tipo de aparelho) já ultrapassados - principalmente no Brasil onde os lançamentos demoram a ficar disponíveis.
Quando tratamos de educação ou do uso das tecnologias na Educação, essas questões são paradoxais e amplamente angustiantes. Seria muito importante termos todas as alterações e transformações culturais e sociais presentes no contexto educacional. Partindo do principio que a educação deve promover o desenvolvimento humano, contribuindo na (re)construção de uma sociedade equânime e justa, ter apropriações e abordagens atualizadas representaria efetivas  possibilidades de entendimento do mundo em que vivemos para que as intervenções ocorressem de forma pontual, com construção do conhecimento considerando as condições contemporâneas e a realidade em conformidade com sua diversidade e complexidade, em constante mutação.
É claro que uma série de fatores impedem essa contigüidade entre educação e transformações sociais, desde a falta de interesse e empenho político até uma real possibilidade de atualização e renovação dos equipamentos e propostas. No entanto, um aspecto é fundamental, os profissionais da educação devem procurar acompanhar e tomar conhecimento dessas constantes alterações para que, minimamente, estejam antenados quanto ao que está ocorrendo para que não sejam constantemente surpreendidos com as possibilidades de diálogo, trocas com seus alunos e as possibilidades que isso pode representar no processo de ensino-aprendizagem, numa abordagem contextualizada e compatível com o que está ocorrendo não somente na realidade em que estão inseridos, mas  num mundo globalizado e cada vez mais (inter)conectado.
Muitas questões devem ser consideradas nessa discussão, e temos muitos estudiosos e pesquisadores empenhados nesse levantamento, trazendo amplas possibilidades de compreensão e utilização das Tecnologias na Educação, apontando para as transformações que podem ocorrer, promovendo reflexões pertinentes sobre como podemos nos preparar melhor para o que estamos enfrentando, assim como para o que ainda devemos enfrentar.
Apresentamos nessa postagem alguns vídeos sobre as questões levantadas acima, sobre a necessidade de estarmos, como profissionais da educação, atentos e acompanhando as mudanças e transformações que podem representar alterações significativas no contexto social e cultural, interferindo diretamente na dinâmica do ambiente educacional e nas relações ali construídas.

Esse vídeo traz uma matéria do Olhar Digital sobre como poderão ser os celulares em 2015


Matéria sobre a Internet pela rede elétrica. Isso pode representar grandes possibilidades para a inclusão digital, para o acesso rápido e de qualidade ao ciberespaço.


Reportagem sobre as novidades da maior feira de Tecnologias do Mundo. A CES 2011 foi realizada em Las Vegas, EUA, entre os dias 06 e 09 de janeiro, e mostrou algumas das inovações que estarão presentes no mercado nos próximos dias ou anos.


Outra matéria do Olhar Digital. Neste programa são apresentados alguns dados sobre o futuro do mercado de computadores no Brasil. Temos que acompanhar as perspectivas e previsões para termos idéia sobre o que nos espera ou sobre o que estão esperando de nós ou simplesmente como as coisas estão caminhando...


As inovações tecnológicas para o ensino estão surgindo a todo momento, mas o uso adequado e significativo das TICs na Educação está longe de ser uma realidade no Brasil.


Os cursos de formação de professores devem considerar as possibilidades do uso das TICs na Educação, não somente na prática docente, mas no processo de aprendizagem dos alunos e dos próprio educadores na apropriação e utilização das tecnologias. Muitos recursos estão disponíveis, mas não são utilizados por falta de conhecimento sobre o funcionamento e suas reais possibilidades. Esse vídeo apresenta uma discussão nesse sentido. 


Esse vídeo trata de algumas questões que demandam reflexões sobre a utilização das tecnologias e o impacto que podem provocar na sociedade, e consequentemente na Educação.

Temos muito o que refletir sobre o momento que estamos vivendo, sobre todos os aspectos que estão provocando mudanças na nossa realidade. Somos bombardeados com informações e noticias sobre os avanços tecnológicos, mudanças de comportamento, sobre novas formas de lidar com máquinas e seres humanos. Devemos acompanhar tudo isso de perto? Temos como saber sobre tudo que está acontecendo? É necessário ter conhecimento sobre todos os recursos tecnológicos e usá-los com destreza? Temos que estar à frente dos nossos alunos em relação às novidades? Como sempre, temos mais perguntas que respostas, mas algumas delas precisam ser respondidas, principalmente quando lidamos com a possibilidade de contribuir para a formação humana, para a (re)construção da sociedade. Nossa responsabilidade como educadores é muito grande, vivemos uma série de desventuras, de situações que nos fazem questionar sobre a validade ou não do trabalho que realizamos ou devemos realizar. Mas se pretendemos continuar na Educação, temos que estar atentos às transformações, às questões que podem ser decisivas na nossa forma de conduzir nosso trabalho na área da formação humana. E podemos ter uma aliado expressivo nesse processo, o nosso aluno.
Vamos em frente, aprendendo, ensinando, aprendendo e ensinando, crescendo, contribuindo, errando, acertando...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Link para o texto: Quem é o dono da Internet?

Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet. Diversas organizações e empresas também são responsáveis pela supervisão e desenvolvimento da grande rede. A Internet não tem um dono principal, mas vários "donos", de partes da rede, que podem influenciar no modo como ela funciona. Até você é proprietário de uma pequena parte dela.
Se temos a intenção de utilizar a Internet e seus recursos no processo de ensino-aprendizagem, temos que saber como surgiu, porque foi criada, suas funções básicas, etc.. Temos que ter o mínimo de entendimento sobre seu funcionamento para sabermos suas reais possibilidades. Trata-se de um elemento fundamental dentro dessa discussão sobre a necessidade de reflexão e revisão na prática docente nesse contexto da Cibercultura.  

Leia o artigo completo "Quem é o dono da Internet?", no Portal do Educarede, que trata de questões diversas sobre o tema Educação e Tecnologia.

400 × 316 - *PRAZER, INTERNET A SEU DISPOR*
atelierdaspoesias.blogspot.com