quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CAMINHO SEM VOLTA!?

Estamos finalizando uma mais uma etapa e acredito que nesses momentos não podem faltar reflexões sobre aquilo em que estivemos (e estamos) envolvidos e pretendemos dar continuidade ou ampliar as possibilidades para um novo momento, no inicio de uma nova etapa. Com certeza temos muito o que refletir, muitas coisas para considerar, rever, repensar, abandonar algumas, iniciar outras, enfim, exercitar nossa capacidade de aprender e ensinar sempre. 
Dentro do tema que estamos desenvolvendo nesse espaço, estou disponibilizando uma reflexão realizada por Jorge Filho sobre as Tecnologias para finalizar o ano e dar inicio aos trabalhos e projetos que pretendemos promover em 2012. Tivemos a oportunidade de aprender bastante em 2011, muito trabalho e muitas realizações, mas temos muito a fazer e muitas possibilidades para contribuir com todo esse processo relacionado às Tecnologias na Educação, pois também acredito que estamos num caminho sem volta.

Boas Festas e Muita Luz e Paz em 2012!!!

O uso de computadores e outros equipamentos eletrônicos tanto para os adultos, quanto para as crianças é um caminho sem volta

Jorge Sebastião Filho

O uso de computadores e outros equipamentos eletrônicos tanto para os adultos, quanto para as crianças é um caminho sem volta.
Por mais que fiquemos assustados ao percebermos a intimidade das crianças com estas novas tecnologias, temos que admitir que é o caminho para o futuro.
Outro dia, estava em um caixa eletrônico e fiquei observando a dificuldade de um idoso para realizar uma operação, tendo ele aguardado por algum tempo até que um funcionário da agência pudesse ajudá-lo.
Naquele momento fiquei imaginando como será o futuro de nossos filhos e de imediato pensei em todas as tecnologias disponíveis no mercado e que os coloca a nossa frente.
Concordo que o excesso de tecnologia é prejudicial. Em outro artigo publicado nesta coluna mencionei que o computador e os sites de relacionamento não podem substituir o contato entre as pessoas, o que reafirmo neste momento.
Precisamos manter nossos filhos próximos de nós e confiantes em nossas orientações. Não podemos permitir que eles acreditem que tudo que está disponível nos meios eletrônicos de comunicação é uma verdade irrefutável.
Contudo, precisamos prepará-los para o futuro e neste sentido não há como escapar das novas tecnologias. As crianças de hoje serão os adultos e idosos do amanhã.
Atualmente ainda temos pessoas disponíveis em uma agência bancária para auxiliar um idoso a operar o caixa eletrônico. Porém, num futuro bem próximo não creio que vamos desfrutar de tamanha “regalia”.

Um abraço a todos!

Fonte:  Jornal da Manhã