segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Educação -> conectividade e interatividade

Estamos procurando refletir e discutir os aspectos e fatores relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação na educação, na busca pela compreensão e construção de propostas nos processos de ensino e aprendizagem que possam representar mudanças que contribuam para uma educação "conectada" e coerente com o tempo em que estamos inseridos - nós e principalmente nossos alunos.
Estou procurando ler, assistir, ouvir, enfim, estou aprendendo e procurando apreender sobre o tema, sobre os assuntos relacionados que possam auxiliar nessa busca. Claro que nem tudo "serve" ou tem de fato alguma relevância, mas penso que não podemos ter preconceitos, temos que saber ou procurar conhecer primeiro para criticar e fazer a análise necessária para se chegar a alguma conclusão. Quando agimos com base na reflexão, na avaliação, na criticidade, na contestação e argumentação a possibilidade de aprendizagem pode ser maior, vamos tirar proveito (de forma consciente) dessa rede repleta de informações.
Estou disponibilizando o link de um vídeo (acesse aqui) que particularmente gostei muito. Acho interessante a forma com que o expositor, o Prof. Sílvio Meira, apresenta e trata as questões relacionadas às tecnologias na educação no contexto atual.
Podemos assistir e debater sobre, o que acham?
Luz e Paz!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito do conceito de "Informaticidade" introduzido pelo palestrante. O que percebemos na fala dele é o que sistematicamente vemos na literatura que sustenta o uso crítico das TDIC: colaboração, coautoria, participação, conexão e liberdade reflexiva na ação. Sem dúvida alguma, uma fala bastante planejada, engajada e embasada de argumentos muito claros. Gostei muito também, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir