sábado, 25 de setembro de 2010

Interdisciplinaridade e TICs na Educação Básica: possibilidades (!?)

Desafios e oportunidades são características na Educação contemporânea, deve-se superar quanto ao que vem sendo realizado, e o conhecimento, como matéria prima da Educação, é elemento chave para nosso desenvolvimento. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) avançam em nossa realidade e a Educação torna-se elemento central para apreciação e desenvolvimento a partir dessas mudanças. A Educação deve estar articulada com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula.

As novas tecnologias estão impactando todo o universo social e gerando novas dinâmicas. Segundo Dowbour (2001), o conhecimento deixou de ser uma matéria para se tornar um “fluido” de maleabilidade ilimitado. Podemos receber informações retransmitidas por satélites, encaminhados por cabo ótico ou fio de telefone – imagens, símbolos e sons. Os avanços na velocidade e capacidade das novas tecnologias fazem com que todos possam ter acesso a tudo (ou quase tudo). Temos uma imensa rede de comunicação científica e cultural, uma conectividade universal jamais prevista nas suas dimensões.

Mudam as tecnologias, mas também muda o mundo que devemos estudar, e precisam mudar as próprias formas de ensino. Precisamos traçar caminhos próprios para entrar nesse universo da modernidade cibernética, pois os problemas e dificuldades em relação à Educação no Brasil são enormes, mas não devemos acreditar que se trata somente de mais investimento e tecnologia. É necessário repensar de forma mais dinâmica e com novos enfoques a questão do universo de conhecimentos a trabalhar.

Não podemos mais buscar soluções isoladamente na Educação ou em diferentes espaços culturais, é a dimensão do conhecimento, nas suas mais diversas manifestações, que mudou de forma radical. Procedimentos e práticas dentro do contexto escolar devem estar coerentes com essas questões, e, assim como as novas tecnologias de informação e comunicação, a Interdisciplinaridade pode representar uma possibilidade efetiva para uma adequação a essa realidade.

Desde os anos de 1980, a questão da interdisciplinaridade tem estado muito presente nos debates educacionais, e, de certa forma, virou mais um modismo. No entanto, se considerarmos sua real aplicação e sentido mostra-se com potencial significativo e ainda pouco explorado para as demandas atuais e frente às abordagens acerca da necessidade de integração das áreas de conhecimento e o excesso de informações disponíveis pelas tecnologias.

De maneira geral, a interdisciplinaridade é uma abordagem que muito pode contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e possa proporcionar uma educação global, integradora, crítica e transformadora. De acordo com Fazenda (2005), a interdisciplinaridade no ensino com vistas a novos questionamentos e buscas, supõe uma mudança de atitude no compreender e entender o conhecimento, uma troca em que todos saem ganhando: alunos, professores, a própria instituição e conseqüentemente a sociedade.

Tais revoluções trazem novas preocupações ao docente em exercício ou em formação. Preocupações estas voltadas para o efetivo exercício da cidadania responsável, bem como para a abertura à realidade de mudança e ao uso adequado de procedimentos significativos na prática de ensino-aprendizagem. Tal proposta implica em mudanças na cultura escolar e na formação de um novo professor, dotado de consciência local, planetária e coletiva.

Nossa realidade educacional apresenta uma dimensão antagônica tão expressiva que faz parecer quase inviável propostas de desenvolvimento pautadas nas concepções contemporâneas, tanto em relação aos aparatos tecnológicos como nos procedimentos e práticas pedagógicas mais coerentes com as transformações econômicas, sociais e culturais das últimas décadas. No entanto, através de pesquisas que possam investigar como o conhecimento está sendo trabalhado e construído dentro do espaço educacional, podemos ter contribuições imprescindíveis para ampliar a reflexão e gerar encaminhamentos que representem soluções às dificuldades relacionadas ao ensino.

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