sábado, 29 de outubro de 2011

TDICs, WEB 2.0 e Educação: possibilidades efetivas no processo de ensino/aprendizagem

Estão disponibilizados aqui diversos links para sites, blogs, vídeos, etc., que tratam principalmente dos recursos e usos das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação.
Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido com a turma de “Prática de Ensino em Química”, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no segundo semestre de 2011.
As discentes (uma turma somente com mulheres) realizaram leituras e atividades reflexivas sobre os conceitos e possibilidades de utilização dos recursos da WEB 2.0 na prática de ensino/aprendizagem dos conteúdos de Química no Ensino Médio. Após esse primeiro momento, desenvolveram uma pesquisa, considerando as discussões realizadas sobre o tema, onde puderam identificar experiências e possibilidades efetivas de utilização das TDICs na Educação, diversas opções, experiências e dicas especialmente voltadas para os conteúdos das Ciências Exatas.
O Resultado dessa pesquisa segue abaixo. Aproveitem com responsabilidade e ética, a Educação agradece!!!
http://www2.fc.unesp.br/lvq/menu.htm
http://www.ticnaeducacao.com.br/


http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/ - Este é o Blog que utilizamos para a realização e o desenvolvimentos de diversas atividades dos conteúdos relacionados à Educação no curso de Licenciatura em Química da UFVJM.

2 comentários:

  1. Mesmo na distância é ótimo poder acompanhar que o trabalho continua... Aqui também estou a lançar as minhas sementes... algumas já começaram a germinar.

    Conte com meu apoio e amizade! Parabéns!

    marcinho lima

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Fico extremamente feliz pela possibilidade de encontrar essa iniciativa, parabéns!

    Dilceia Paiva

    ResponderExcluir