sexta-feira, 13 de julho de 2012

Segurança das Crianças na Rede


Pessoal, estou compartilhando um post do Conexão Zuggi bem interessante e pertinente. Realmente nossas crianças são consideradas "Nativos Digitais", da "Geração Touch" e muitas outas denominações, ou seja, estão ou estarão em algum momento inseridas na Rede de forma muito intensa. Isso requer cuidado e atenção, elas não podem simplesmente aprender a lidar/navegar nesse "universo" sozinhas, experimentando e acessando o que quer. Devemos, pais, professores, responsáveis, etc., acompanhar e cuidar para que tenham acesso sim, mas que isso seja realizado com orientação, para que possam aproveitar ao máximo os recursos e as possibilidades que oferecem. Esse é um "mundo" que elas, de uma forma ou outra, estarão lidando e vivenciando, temos o compromisso de prepará-las para isso, de mostra-lhes os caminhos, as armadilhas, os segredos, os desvios, as vantagens e desvantagens, enfim, essa é uma realidade que faz parte da cultura contemporânea, e o uso ético e consciente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, mais precisamente da Internet, é uma tarefa nossa, da Educação formal, não-formal e informal. Se não sabemos, temos que aprender, se possível com elas, mas a responsabilidade é nossa, pais e professores, da família e da escola, e por que não, da sociedade em geral. 
Aproveitem e boa sorte!!!

Posted: 12 Jul 2012 12:08 PM PDT
Falamos constantemente no blog sobre segurança na internet, porque as crianças passam um tempo considerável do dia na diversão que o mundo online oferece.

Todos nós sabemos que nunca é demais falar sobre segurança, principalmente porque os riscos são crescentes. E o que devemos fazer diante de tantos riscos?

A principal dica é estar sempre perto da criança quando ela estiver navegando na internet. Converse sobre o que ela vê e pesquisa no mundo online. Faça com que ela sinta segurança ao te procurar para compartilhar o que viu no computador e leve-a a entender os riscos e perigos que pode enfrentar.


Procurar sites infantis de confiança é interessante. O Zuggi é um deles, mas você pode também fazer uma seleção antecipada de outros sites com assuntos do interesse da criança, que tenham jogos, vídeos, entre outros, e oferecer para ela. Isso não impede que em sua ausência ela utilize outros sites e é por isso que o diálogo é sempre recomendado.
Se ainda assim estiver na dúvida sobre o que fazer, temos aqui em nosso espaço várias dicas sobre segurança online. Veja abaixo o que já escrevemos sobre o assunto:
 Fique a vontade para ler e aprender.
 Abraços e até mais!
Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário