terça-feira, 10 de julho de 2012

Web 2.0 no Ensino de Química

Dando continuidade às nossas reflexões sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a Educação, gostaria de compartilhar o resultado de um trabalho desenvolvido com meus alunos do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na Unidade Curricular “Prática de Ensino em Química”, no primeiro semestre deste ano (2012).
Nesta Unidade Curricular procuramos promover uma discussão mais objetiva sobre os aspectos, os fundamentos e as possibilidades de abordagem dos conteúdos de Química no ensino médio. Nesse sentido, após retomarmos as discussões relacionadas à Unidade Curricular “Metodologia do Ensino”, trabalhada no período anterior, procuramos dar certo destaque na apropriação e no uso das TDICs na Educação, ou seja, desenvolvemos discussões, atividades e trabalhos onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são relacionadas aos conteúdos de Química no ensino médio, com ênfase aos processos de ensino e aprendizagem.
Em um determinado momento do curso, após algumas abordagens sobre o uso e perspectivas de utilização das TDICs na Educação, a turma foi dividida em 5 grupos, que tiveram que realizar uma pesquisa sobre a Web 2.0 no Ensino de Química. Foram apresentados 5 recursos relacionado ao tema proposto e sorteado entre os grupos. Os recursos/temas foram: Vídeos no ensino de Química; Blogs no ensino de Química; PodCast no ensino de Química; Jogos eletrônicos no ensino de Química; M-Learning no ensino de Química. Esses recursos foram selecionados por serem destacados em pesquisas e discussões que tratam do uso das tecnologias na prática pedagógica, mais precisamente da internet no processo de ensino e aprendizagem.
Os grupos tiveram que pesquisar e realizar uma apresentação para a turma a partir das seguintes considerações:
Realizar uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Química, com destaque para as possibilidades dos recursos da Web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem, elaborado para o desenvolvimento dos conteúdos de Química no ensino médio.
Orientações: Todos os grupos terão que fazer uma introdução sobre a Web 2.0; Apresentar artigos de referência para a realização do trabalho, uma ou mais experiências, atividades práticas; Podem apresentar usando vídeos, slides, áudio, conforme a criatividade permitir, mas utilizando também os recursos digitais.

Em todas as minhas Unidades Curriculares procuro incentivar o uso de computadores, de dispositivos móveis e da internet, tanto nos momentos presenciais como à distância, pois trabalho parte dos conteúdos na nessa modalidade, ou seja, dentro dos 20% previstos em lei para os cursos presenciais. Nesse sentido, utilizo com muita frequência o Blog “Educação em Química” (http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica), que criei tendo como um dos objetivos, além de facilitar e ampliar as possibilidades no desenvolvimento dos conteúdos, fazer uso efetivo e prático das TDICs no processo de ensino e aprendizagem, como forma de motivar os alunos, futuros professores, nessa proposta.

No Blog ficam disponíveis sínteses das aulas, das dinâmicas e dos trabalhos que já foram realizados, assim como o que está proposto para as próximas aulas. Muitas atividades são realizadas no próprio Blog, onde os alunos precisam postar reflexões ou conclusões de leituras e pesquisas promovidas nas aulas. O Trabalho que estamos relatando aqui foi discutido em sala de aula e disponibilizado no Blog, tanto as orientações para a sua realização como a atividade avaliativa que finalizou o que foi proposto.

Após a apresentação dos trabalhos e uma breve discussão sobre as pesquisas realizadas, cada aluno teve que postar no Blog uma reflexão sobre os trabalhos apresentados, a partir das seguintes orientações:
Desenvolver uma reflexão sobre os trabalhos apresentados considerando os seguintes aspectos:
1) quais as vantagens na utilização das TDICs no processo de ensino e aprendizagem; 2) quais as dificuldade na utilização desses recursos; 3) qual o recurso mais interessante e mais viável no seu entendimento e porquê.

No meu entendimento, levando em consideração as discussões realizadas com os alunos e de acordo com as respostas da atividade avaliativa proposta no Blog, este trabalho teve uma repercussão positiva, principalmente se considerarmos a crescente necessidade de reflexão e abordagens sobre as necessidades de apropriação e utilização das TDICs na Educação. Diversas pesquisas apontam para o fato dos cursos de formação de professores terem um papel fundamental nessa perspectiva. Neste caso, a maioria dos alunos não conhecia alguns dos recursos pesquisados e apresentados ou não tinham o entendimento de como esses recursos poderiam ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, esses prováveis futuros professores tiveram a oportunidade de pesquisar, refletir e discutir sobre um tema de extrema relevância para a Educação na contemporaneidade, o que pode contribuir significativamente para que as mudanças necessárias ou possíveis possam ocorrer.

Compartilho aqui as apresentações das pesquisas desenvolvidas e duas respostas da atividade realizada no Blog (disponíveis no seguinte endereço: http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/pratica-de-ensino-em-quimica/04-web-2-0-no-ensino-de-quimica/) como parte e exemplo dos resultados alcançados:

Trabalhos apresentados:

Respostas da Atividade no Blog:
Aluno A:
1. As TDICs proporcionam outras possibilidades para o processo de ensino aprendizagem e, bem utilizadas, podem torna-lo mais interessante, dinâmico e eficiente. Além de tudo, considera a realidade, a contemporaneidade, o que torna o ensino mais significativo para os alunos, cada vez mais informados e interessados pelas tecnologias contemporâneas.
2. As principais dificuldades é a aceitação de um modelo diferente do tradicional, a falta de acesso devido aos custos da tecnologia e o despreparo de alguns docentes quanto ao uso dessas tecnologias.
3. Os dispositivos digitais móveis, usados no m-learning, porque proporcionam maior possibilidade de uso, sem restrições de espaço e de tempo, uma ótima alternativa para o ensino fora da sala de aula.


Aluno B:
Muito se tem falado sobre a importância das TDICs como ferramenta para melhoria no ensino nos dias de hoje. Cada vez mais, pode ser percebida a presença constante de informações no cotidiano das pessoas. Sabemos que o uso de softwares por crianças e adolescentes é excessivo e, dessa forma, acredito que a prática docente deve acompanhar tais mudanças, ou seja, é preciso fazer desse grande uso de informação um aliado à educação.
Não é difícil percebermos as vantagens do uso dessas tecnologias, tais como: o acesso a diferentes fontes de conhecimento, a agilidade de comunicação e difusão de conteúdos, jogos didáticos, entre outros. Mas uso da TDICs, têm algumas implicações que podem dificultar o uso da mesma, como por exemplo: falta de computadores na escola, falta de informação e “medo” dos professores em utilizar essa ferramenta, resistência (atitude reacionária) da comunidade escolar, entre outros.
Em relação aos trabalhos apresentados, se eu fosse professor, utilizaria qualquer um dos recursos, mas, com a preocupação de como e com quem (turma) utilizaria tais tecnologias educacionais. O uso de blogs, de jogos eletrônicos, podcast, vídeos e M-learning no ensino de química, desde que utilizados com atividades bem fundamentadas podem auxiliar o trabalho do professor e no processo de aprendizagem dos alunos.


Ainda temos muito a conhecer e compreender sobre as questões, as possibilidades, as dificuldades, as necessidade, etc. de utilização das TDICs na Educação. Vamos continuar refletindo, debatendo e perquirindo para que tenhamos mais consciência e coerência nos processos pedagógicos.





7 comentários:

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  2. Prof. Eduardo, meu nome é Ivana Tameirão e tenho acompanhado seu trabalho relacionado ao uso das TIC's na educação através de amigos comuns e de seu blog. Me interessei pq trabalho na Superintendência Regional de Ensino Diamantina, no NTE, Núcleo de Tecnologia Educacional, exatamente com capacitações de professores da rede estadual e municipal de ensino para utilização das tecnologias na prática docente. gostaria de fazer contato para quem sabe discutirmos um projeto integrando a UFVJM e SRE Diamantina, nas questões do uso das TIC's no contexto educacional das escolas estaduais de Diamantina. Obrigada Ivana

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  3. Olá Ivana, tudo bem? Obrigado pelo contato. Acredito que é fundamental o desenvolvimento de projetos envolvendo a Universidade e a Secretaria de Educação. A Universidade, principalmente com os cursos de licenciatura, tem que promover uma relação mais direta com as escolas, com o contexto onde está inserida, tanto para conhecer melhor essa realidade, aprender a partir da relação com os profissionais, como para contribuir com os pressupostos das suas pesquisas e seus projetos.
    Em relação a um projeto sobre as TDICs no contexto educacional, seria muito pertinente, no entanto, estou de mudança para Divinópolis, a partir de agosto inicio minhas atividades na UFSJ, campus Divinópolis. Mas temos um Grupo de Estudo/Extensão chamado "Cibereducação", com participação de professores e alunos da Universidade. Com a minha transferência, a Profa. Elayne Braga está assumindo a coordenação do grupo, que já desenvolve um trabalho em uma escola pública do bairro Rio Grande sobre o uso da TDICs. Tenho certeza que ela tem interesse em um Projeto com a SRE Diamantina. Vou fazer contato com ela e podemos marcar uma reunião para discutirmos essa possibilidade.
    Vamos manter contato. Mais uma vez agradeço e gostaria de parabenizá-la pela iniciativa, as questões relacionadas às TDICs na Educação são fundamentais e o "governo" precisa ter mais abertura e envolvimento com essas discussões.

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    1. Oi Eduardo, é exatamente com esse objetivo que tomei a iniciativa desse contato com vc. Desde 1998 existe na SRE Diamantina o Núcleo de Tecnologia Educacional que vem desenvolvendo atividades de capacitação de professores em Informática Aplicada á Educação e acompanhamento das escolas atendidas. Um trabalho onde infelizmente por uma série de questões como insegurança dos professores, desconhecimento da tecnologia, visão mais conservadora, falta de apoio dos gestores tem dificultado a implementação e o uso efetivo das salas de informática com a finalidade educacional. Juntando esforços, quem sabe com a parceria da SRE e UFVJM possamos realizar nas escolas estaduais de Diamantina, um trabalho que venha realmente fazer com que os professores se sintam mais seguros e que os alunos possam usufruir dos recursos existentes nas escolas para melhorar o ensino aprendizagem. Pena vc nesse momento estar indo embora, mas com certeza a Professora Elayne terá interesse em contatar conosco. Estou saindo de férias a partir do dia 16/07 e retorno no início de agosto. Meu telefone para contato na SRE é 3531 1310, ramal 6268. Meu email: imdtabrantes@gmail.com.

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    2. Ok, Ivana. Conversei com a Profa. Elayne e ela tem interesse na elaboração e desenvolvimento desse projeto. Entramos em contato com você em agosto, após as férias, para conversarmos melhor.
      Obrigado e boas férias!!!

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  4. Amigo Eduardo, que boa experiência de formação esta que foi empreendida por você e seus alunos. Creio que os objetivos foram atendidos, como você mesmo sinalizou. Tenho acompanhado um discurso muito recente quanto ao uso de simuladores nas atividades didáticas. Acredito que esse é um dos pontos que poderiam ser acrescentados nas próximas empreitadas (quais serão, não é mesmo!?). Parabenizo a você pela ação formativa que compatibiliza a atitude pedagógica e o tempo em que essa se realiza. Um abraço!

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  5. Obrigado, meu amigo, pelo incentivo e pelo apoio de sempre!!! Você é meu ídolo!!!

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